Consultoria Organizacional

Concebemos ferramentas de gestão de pessoas à medida das suas necessidades, que alinhadas com a natureza do seu negócio, o apoiam na concretização dos seus objetivos estratégicos.

As empresas, tal como as pessoas, necessitam de desenvolver competências organizacionais que assegurem a sua capacidade para se diferenciarem num mercado competitivo.

Ser capaz de realizar uma análise de mercado, definir estratégia ou standards de serviço, são requisitos insuficientes, sendo necessário um constante desenvolvimento de competências organizacionais, nomeadamente liderança, delegação, adaptabilidade, flexibilidade, adaptação à mudança, social media, networking e inovação, requisitos cada vez mais diferenciadores para uma empresa se manter competitiva.

Promover a marca e a missão de uma organização, requer conhecer quais os seus sonhos, qual a sua visão para o futuro, qual o seu destino, qual o caminho a escolher para lá chegar, e com que recursos lá chegar.

 

OPÇÃO 1: ANÁLISE FUNCIONAL E EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL

Desenvolvemos processos de Descrição e Análise de Funções adaptados às necessidades específicas de cada atividade, salvaguardando o rigor técnico-científico dos seus processos.

Os descritivos funcionais são um instrumento transversal para gerir a distribuição de tarefas e responsabilidades, procurando aumentar a flexibilidade e eficácia das equipas.

Um correto descritivo funcional, ao clarificar atribuições e responsabilidades de cada membro da equipa, permite recolher dados úteis para:

  • Sistema de Avaliação de Desempenho;
  • Gestão de Competências;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Gestão de Carreiras;
  • Remunerações e Compensações.

 

OPÇÃO 2: GESTÃO DE ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

A formação é uma das componentes essenciais na área da Gestão Estratégica. Através de uma estratégia global de formação, participada e interativa, é possível construir uma visão partilhada do futuro da organização, das suas finalidades, dos meios de acção, dos valores que lhe estão subjacentes.

Uma organização que se permite ser um espaço de aprendizagem, é capaz de antecipar-se e responder às mudanças com agilidade.

A Make It Works realiza processo de levantamento e diagnóstico de necessidades de formação, que permitem apresentar um Plano de Formação que corresponda às necessidades formativas de cada organização, contribuindo assim para um investimento sustentáve e progressivo, a curto, médio ou longo prazo. 

Para além de constituir uma obrigatoriedade da organização, ao abrigo do Código do Trabalho, quando bem estruturada promove melhorias ao nível da:

  • Capacidade estratégica da organização de modo a contemplar o crescimento da organização e a conquista de novos mercados;
  • Desenvolvimento e satisfação dos colaboradores, numa ótica de promoção de competências, melhoria contínua e alcance do sucesso organizacional.

 

OPÇÃO 3: DIAGNÓSTICOS ORGANIZACIONAIS

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para diagnósticos organizacionais, dependendo a sua escolha, daqueles que são os objetivos da organização, da disponibilidade horária, do tipo de público alvo, do número de colaboradores a envolver, da forma possível de aplicação de questionários (presencial ou online), entre outros fatores.

A Make It Works dispõe das seguintes opções de serviço à medida:

  • Estudo de Clima Interno;
  • Estudo de Liderança Organizacional;
  • Estudo à Motivação de Equipas;
  • Estudo de Comunicação Interna.

Além dos mencionados acima, é sempre possível a realização de estudos à medida, que englobem outras áreas de avaliação de interesse para o cliente, ou que congregem vários tipos de referências. 

A Make It Works dispõe ainda de algumas baterias de testes, no que concerne à identificação de riscos psicossociais:

  • Questionário para a Avaliação do Síndrome de Burnout;
  • Questionário de clima laboral;
  • Avaliação de riscos psicossociais.