Siga estes 5 passos para garantir que os seus novos colaboradores entram com o pé direito no seu novo desafio:
1. Tenha o “posto de trabalho” pronto
Prepare o espaço de trabalho, desde o equipamento de trabalho às ferramentas; se for o caso de ter que aceder a caixa de email, pc, telefone, tablet ou qualquer outro equipamento, prepare-o antes da entrada, pois recorde-se que o 1º dia é o mais importante para que a pessoa se sinta o melhor possível na nova casa.
2. Prepare a chegada e o acolhimento do novo colaborador
Envolva os membros da equipa ou departamento por forma a preparar o melhor possível a chegada do novo colaborador. O objectivo é garantir que a pessoa tem uma “aterragem suave” e o enquadramento certo para ter condições para desempenhar bem as funções e desafios que aí vêm.
Assim, procure planear o que irá acontecer na primeira semana de trabalho, nomeadamente:
O objetivo é que o novo colaborador fique o mais bem preparado possível para começar a desempenhar as suas funções.
3. Seja um embaixador, quebre o gelo e mostre os cantos à casa
Faça um “tour” pela empresa, mostre os cantos à casa, crie uma comissão de boas vindas com a restante equipa, e apresente-o ao grupo de trabalho, independentemente do colaborador vir a colaborar directa ou indirectamente com cada elemento, o mais importante é fazê-lo sentir “em casa”. Reforce os seus objetivos, as razões pelas quais foi contratado e a sua importância para o sucesso da empresa.
4. Aproveite para motivar e envolver o novo colaborador
Reforce a imagem da empresa e sublinhe os seus valores, a sua história e a sua visão, missão e objetivos a longo prazo. clarifique os principais objetivos e desafios a curto e médio prazo.
Envolva o novo colaborador e faça-o vestir a camisola desde o primeiro dia!
5. Esteja disponível
É possível que surjam dúvidas que não foram abordadas na entrevista e no acolhimento que preparou. Mostre-se disponível para as esclarecer e ponha-se 100% à disposição para ajudar no que for necessário.
É importante que o novo colaborador se sinta à vontade para esclarecer dúvidas sem se sentir “chato” ou inoportuno.
Para saber mais como acolher e integrar os seus colaboradores, fale connosco.
Até já!