Porque é importante o Reconhecimento?

O cérebro reage positivamente à mensagem de Reconhecimento

Estudos científicos comprovam que quando o cérebro é ativado positivamente, a pessoa liberará elementos químicos que farão com que ela se torne mais comprometida, proativa e focada nos seus objetivos.

Essa é uma parte essencial na vida de todo ser humano, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal.

Ao obter reconhecimento profissional, a tendência é que o colaborador se sinta mais motivado e proativo, provocando assim o seu crescimento na empresa.Quando um colaborador cresce, a sua empresa cresce, as equipas tornam-se mais fortes para abraçar desafios, e capazes de superar obstáculos, de forma mais criativa e eficaz.

O que fazer então para mostrar reconhecimento? 

  • Defina e contratualize Objetivos
    Ao definir e contratualizar objetivos está a direcionar a ação dos seus colaboradores, fazendo com que assumam como meta, uma meta que é sua.
    Assim tenha em linha de conta na formulação de objetivos que os mesmos:
    • Devem ser realistas e positivos; 
    • Dependem diretamente da ação;
    • Adequados ao sistema representacional - VAC, Visual, Auditivo ou Cinéstesico;
    • Quantificáveis;
    • Temporais. 
  • Acompanhe de perto o trabalho 
    Acompanhe sistematicamente e de perto o trabalho, não apenas os resultados, mas principalmente o processo.
    Com isso, conseguirá entender como que ele produz, as evoluções que teve e onde tem dificuldades.
    Demonstre preocupação e dar um acompanhamento mostra para o colaborador que você está interessado em seu progresso.

  • Faça bom uso da Comunicação 
    Ao criar canais de comunicação eficientes, está a envolver os seus colaboradores no negócio, e a fazê-los pertencer a um todo.
    Quando sentir que o seu colaborador tem problemas na realização de alguma tarefa ou que aparente estar desmotivado, procure conversar com ele para entender o que está acontecendo e, juntos, encontrar uma solução que irá beneficiar os dois lados.

  • Dê feedback de Desempenho 
    É por meio dessa técnica que os líderes conseguem deixar os colaboradores mais motivados, produtivos, pró-ativos e comprometidos com a organização.
    Quando realizado da forma correta, o feedback tem um efeito muito forte e positivo na postura dos funcionários, que passam a dedicar-se mais por se sentirem parte fundamental de um todo.
    Crie, defina e utilize periodicamente uma ferramenta objetiva e justa para avaliação individual de cada membro da sua equipa. Alargue o feedback para além dos pontos de melhoria do colaborador, mas, principalmente, use-o para reconhecer os esforços  e contribuições para que a empresa atinga as metas estipuladas.

  • Crie Incentivos
    Ao definir objetivos na sua organização, procure criar programas de incentivo, um prémio simbólico, um agradecimento divulgado, um dia de folga, um bónus.
    Tendo uma recompensa em vista, seus funcionários ficarão motivados e procurarão atingir seus objetivos de uma maneira mais enérgica

  • Elogie e celebre Vitórias
    Quando notar que seu colaborador fez um bom trabalho, não deixe de o elogiar.
    Elogie sempre que os prazos forem cumpridos, quando soluções criativas forem sugeridas e, principalmente, quando notar que houve um aumento de produção ou mais eficácia durante a produção de atividades.
    Assim, a sua equipa se sentirá motivada a manter bons resultados e terão a sensação de liberdade e criatividade dentro da organização.

Precisa de ajuda para reconhecer?

Venha ter connosco.

Até já!

 

A Parábola da Casa Pequena
Implicações do RGDP no Gestão de RH
Sentido da Vida
Ser Humano num Mundo Fernético
Ideias para um eficaz Acolhimento e Integração
Porque é importante o Reconhecimento?