Caça ao Tesouro na Busca de Emprego

Há muito que se pode dizer quanto ao ritmo e as mudanças constantes que assistimos no mercado de trabalho, e algumas vezes se não sempre, num mercado pequeno como o nosso, com os seus pontos fortes e limitações, e com diferentes gerações presentes em busca de experiências diferentes, mas todas elas tendo em comum um denominador: necessidade de posicionamento na era digital, convido-me muitas vezes a refletir quando recebo candidaturas a emprego.

Uma vez que fazemos uso crescente da inteligência artificial, nos processos de trabalho, sinto que muitas vezes o lado humano, fica coberto de um manto cinzento e quase esquecido, e ao mesmo tempo sei que “empresas sem pessoas, são apenas paredes, janelas e mobílias”, e eis que me surge um pedido de cliente que me pede um profissional “multitask”, e não fosse a mestria ganha pelos anos, começo a procurar nas entrelinhas de cada CV e no perfil “online” de cada candidato, o que o meu cliente quer.

O que procuro nas linhas que agora escrevo, é lembrar que hoje em dia, o posicionamento digital de qualidade é um mínimo obrigatório para quem procura emprego, pelo que deixo algumas referências:

- Aborde de forma criativa e personalizada a entidade empregadora ou o cliente que pretende conquistar, afinal pense….se receberem centenas de CV´s ou propostas com a mesma abordagem, para ser conhecido tem que ser diferente; pense como se fosse um profissional de marketing;

- Alargue o suporte da sua apresentação ao empregador ou cliente, não se restringindo ao CV´s, muito menos ao modelo europeu, já que “nasceste para ser original, não uma cópia”. Concebe ou adapta um formato que possa fazer sentido para a área de atividade do teu interesse ou mais para o negócio da empresa…portefólio, apresentação, vídeo, site, teaser publicitário, poster, revista, …. algo que possa apelar aos seus sentidos;

- No envio de candidatura ou proposta, ajuste o conteúdo da sua apresentação ao cliente, se possível usando as palavras dele; se não o conhecer, faça pesquisas e encontre informações sobre a entidade previamente;

- Caso venha a enviar um suporte documental, recorde-se de o converter em formato PDF ou outro não editável;

 

- É obrigatório ter um perfil no LinkedIn cuidado, interessante e apetecível, com uma fotografia profissional de boa qualidade, e se possível com várias conexões e recomendações, que façam aumentar o seu valor de mercado;

- Registo em sites de empregos dedicados ao mesmo segmento de mercado que o está à procura de integrar;

- Prudência nas redes sociais é algo a reter, nomeadamente no Facebook e Instagram, pois com frequência são fontes auscultadas pelos recrutadores, para aprofundar interesses e imagem do candidato.

Estes são apenas alguns cuidados indispensáveis a ter, caso esteja seriamente à procura de emprego, não restringido muitos outros.

Caso queira saber mais sobre estes e outros temas, faça gosto na nossa página, siga-nos nas redes sociais, pois teremos muitas partilhas a fazer consigo.

Até já!

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