MINDFULNESS NO TRABALHO

Com raízes na filosofia budista, o Mindfulness tornou-se conhecido no Ocidente, a partir dos anos 70, quando o Professor Kabat-Zinn, médico e cientista na Universidade de Massachusetts desenvolveu um programa baseado em técnicas de mindfulness – Mindfulness: Stress Reduction Program. Desde então, tem ganho espaço e são cada vez mais os praticantes e locais onde se pode beneficiar dos benefícios da prática, nomeadamente em Portugal.
Usando as palavras de Jon Kabat-Zinn, e traduzindo o conceito de Mindulness para português, a técnica da “atenção plena’, como usualmente é conhecida, é uma proposta de “prestar atenção ao momento presente, sem julgamento, como se a vida dependesse disso”. 
Ser Mindfulness é permitir-se viver cada momento com consciência, estando recetivo a observar mais, ouvir mais e sentir mais, estando efetivamente presente no hoje, sem obrigações de atribuir uma conotação positiva ou negativa a cada experiência, ou a classificar como “boa” ou “má”, “útil” ou “inútil”. 
O Mindfulness começou a ser implementado nas empresas como forma de melhorar o bem estar dos colaboradores, reduzindo o stress e melhorando a saúde dos colaboradores, em empresas como a Google, a Apple, o Facebook, a General Mills e até pelo Exército dos EUA como conta David Gelles no seu livro Minful Work (2014), com muitos benefícios para os colaboradores e para as empresas.
Tem sido crescentes o número de facilitadores que implementam junto de empresas programas de Mindfulness, como foi o caso de Michael Chaskalson, autor do livro The Mindful Workplace (2011), e um dos mais conceituados facilitadores, que defende e aponta que após a implementação de um curso de 8 semanas, já é possível observar nos colaboradores os benefícios, como:

  • redução do nível de stress;
  • maior sensibilidade interpessoal;
  • maior inteligência emocional;
  • menor absentismo;
  • maiores níveis de resiliência;
  • aumento de auto consciência e consciência do outro;
  • desenvolvimento da capacidade de concentração;
  • reforço da capacidade de comunicação;
  • melhoria dos padrões de sono.

Se por qualquer motivo ficou entusiasmado em fazer Mindfulness, saiba que na Madeira já pode contar com especialistas que podem implementar um programa de Mindfulness na sua empresa. 
Saiba ainda, que há várias práticas que pode usar deste Agora…..porque Agora é o tempo certo para tomar a decisão de o fazer. Assim:

  • Antes de inciar a sua actividade, respire profundamente três vezes, e permita-se ganhar tranquilidade;
  • Concentre-se na sua respiração, e conte os ciclos: “inspira” e “expira”;
  • Faça uma lista de tarefas a realizar durante o dia de trabalho, em função das prioridades, e foque a sua atenção fazendo uma de cada vez;
  • Faça pausas ao longo do dia;
  • Deixe o trabalho, no trabalho.

E antes de terminar, apenas sugerir que o Mindfulness mais do que uma prática, é um estado individual que pode cultivar na Sua Vida.
Pense nisso, Respire e Seja Feliz!

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